Enviado por Bruno Micali
The Witcher é uma daquelas típicas franquias de nicho. Seu gênero não conquista o universo, mas certamente traz as boas doses daquilo que um RPG autêntico pode ter: história construída de forma refinada, mecânicas clássicas – e ao mesmo tempo modernas –, inteligente sistema de diálogos, uma gama de armas enorme, vastos ambientes a serem explorados e, é claro, personagens marcantes.
The Witcher 3, além de fazer jus ao legado estabelecido pelos dois títulos anteriores, conseguirá um feito notório: a chegada a mais plataformas. O primeiro foi exclusivo para PC, o segundo aportou também no Xbox 360 e The Witcher 3: Wild Hunt dará as caras na próxima geração em versões para PS4, Xbox One e o já citado PC.
As novidades são mais quentes do que a gente imagina, e o game tem tudo para testar o potencial dos vindouros hardwares que vão se acomodar nas nossas salas. É bom repensar na placa de vídeo do seu PC também.
Página virada para uma nova história
Lembra-se dos reis orgulhosos e mimados para os quais Geralt trabalhou (ou atuou contra) nos games anteriores? São águas passadas. O reinado deles entrou em colapso. A aventura do protagonista, portanto, é mais solitária e pessoal, no melhor estilo justiceiro. Em outras palavras, o jogador pode começar The Witcher 3 sem a necessidade de ter jogado os dois primeiros.
Se por um lado Geralt está um pouco mais envelhecido, por outro o protagonista está mais inteligente. Em função da história particular voltada a propósitos mais humanos do personagem, os jogadores sentirão um belo sabor da essência de heroísmo que predomina no veterano e ficarão compelidos a considerar side quests que ameacem o balanço da sociedade.
Isso porque todas essas quests terão um papel fundamental em ramificações políticas ou, se forem ignoradas, simplesmente farão o jogador presenciar um mundo aterrorizado por monstros em toda a ilha. Uma simples conversa ocasional pode determinar o destino de um vilarejo ou uma cidade grande. E, para essa tarefa, The Witcher 3 apresenta refinadas mecânicas de jogabilidade – ainda mais com hardwares novinhos em folha à disposição.
O tempero da nova geração nas mecânicas de RPG
A maneira como Geralt pode rastrear criaturas por meio de pegadas esmaecidas na tela será uma mão na roda para facilitar a navegação do jogador. É possível rastrear um inimigo até seu refúgio e acabar com todos os oponentes presentes no lugar de maneira fácil e limpa.
Em se tratando de um RPG autêntico com as características da nova geração, as expectativas são triplicadas. Para nossa grata surpresa, a equipe da CD Projekt Red não está enfrentando dificuldades com o desenvolvimento aos hardwares do PS4 e do Xbox One.
“Difícil? Não, na verdade foi o contrário. Tivemos muitas novas oportunidades em função das novas plataformas. Conseguimos equipamentos melhores com os quais trabalhar e agora podemos trazer mais coisas ao jogo”, exaltou Marek Ziemak, produtor de gameplay de The Witcher 3.
Aliás, o conceito de mundo aberto, aplicado à vontade na vindoura sequência, trará um universo mais vívido e explorável. A nova geração – e o PC, é claro – estará prontinha para receber tudo isso de braços abertos.
Admirável mundo novo (e gigante)
Com o novíssimo motor Red Engine 3, as tecnologias à disposição da equipe, segundo Ziemak, facilitam o trabalho e permitem entregar uma experiência muito mais “avançada” que a do antecessor direto, The Witcher 2, consagrado por sua refinada física aliada a um mundo repleto de elementos para o jogador explorar.
“Estamos utilizando uma tecnologia nova em folha com a Red Engine 3. Trata-se de uma versão avançada da engine que usamos em The Witcher 2 reconstruída de várias formas diferentes. Por exemplo, com as mecânicas e o sistema de mundo aberto, tivemos de implementar um mecanismo de streaming que permite aos jogadores viajarem pelo mundo suavemente”, explicou Ziemak.
A ilha Ard Skellig, parte do arquipélago Skellige, principal ambientação de The Witcher 3, representa um mundo muito maior que o de The Witcher 2 (que já é enorme, vale relembrar). A arquitetura de cada área tem sua própria marca registrada; não há um “template” padrão que torna o visual repetitivo em determinados momentos, algo comum na natureza de RPGs. Cada cenário tem um plano de fundo diferente.
As inspirações nórdicas podem ser percebidas em planícies montanhosas, cidades, casas de madeira e outros elementos do cenário. Os que gostarem de um universo que belisca a fantasia medieval (“O Senhor dos Anéis”, “Game of Thrones” e outros) certamente se sentirão em casa.
Inteligência artificial aprimorada
A inteligência artificial sempre foi uma característica da franquia. Com as ferramentas da nova geração à disposição, a reação que os inimigos e NPCs têm perante suas ações foi absolutamente reformulada.
E o manda-chuva Ziemak está otimista com as modificações. “Mudamos totalmente o sistema de IA. Há diversas atividades acontecendo em background, o que nos permite atingir nossos objetivos [de aprimorar a IA] e criar táticas em grupo de vários tipos de inimigos que terão comportamentos diferentes”, afirmou.
É claro que, à disposição do jogador, todo o robusto sistema de customização estará presente para a empreitada de enfrentar as aberrações da natureza. A variedade será ainda maior:
- Será possível carregar mais itens;
- Suas habilidades evoluem individualmente;
- Os inimigos também evoluem, ficando maiores e mais fortes;
- As opções de customização também foram expandidas.
Um mundo 35 vezes maior a aportar na próxima geração
Já falamos sobre dimensões, mas é exatamente isso que você leu: o mundo de The Witcher 3, segundo Ziemak, será 35 vezes maior que o de The Witcher 2 e trará uma diversidade à altura dessa vastidão.
“Há muita diversidade. O mundo é 35 vezes maior que o de The Witcher 2, e cada localidade é diferente. Estamos nos esforçando para tornar cada ambiente único e com diversos pontos de interesse. Há diferentes reinos que você pode visitar enquanto viaja pelo mundo de jogo”, exaltou Ziemak.
Está aí um belo teste de fogo para o poderio da nova geração e as placas de vídeo dos PCs.
The Witcher 3: Wild Hunt será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC em 2014.
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