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sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
Criador de Dark Souls diz que o jogo era incompleto, quem o terminou foram os jogadores
por Ariel Souza
O primeiro Dark Souls foi um marco no mundo dos games, após Demons Souls também fazer grande sucesso no PS3 com seu estilo de jogo medieval, difícil, praticamente único. Dark Souls exponenciou tudo aquilo que Demons Souls já fazia muito bem, e como se trata de um jogo multiplataforma, foi abocanhando uma audiência ainda maior e o mais importante: fiel. Afinal, Dark Souls não era somente um jogo, era o início de um gênero de jogos que até hoje possui poucos competidores ou integrantes. Já se foram 4 anos desde que Hidetaka Miyazaki nos fez perder cabelos de raiva a cada chefe mega difícil que encontrávamos pelo caminho de Dark Souls, muito foi descoberto pelos jogadores desde então, mas mesmo assim muita gente continua correndo atrás de segredos dentro do game. No entanto, o Miyazaki está convicto de que não há mais nada a ser encontrado e que os jogadores já fizeram tudo que era possível no mundo do primeiro Dark Souls.
“Bem, não há nenhum iten escondido, ou partes especificas de gameplay. Mas Dark Souls é de alguma forma um jogo incompleto, e eu gosto de pensar que ele foi completado pelos jogadores, pelas suas descobertas, à medida que foram explorando. E gosto de dizer que a natureza desta incompletude foi completamente deliberada, mas foi ao mesmo tempo deliberada por acidente.” “Tenho consciência disso quando eu faço estes jogos: Tento fazer um jogo que tenha bonitos espaços abertos, lacunas, espaço para os jogadores poderem usufruir de formas que não foram autorizadas. Eu nunca quis que fosse um jogo onde tivesse que seguir completamente as regras, onde tem de fazer as coisas exatamente como os designers quisessem”. “Gosto de pensar que esta forma de criação, onde deixo alguns espaços, é satisfatória. Por isso se houver alguns aspectos incompletos de Dark Souls 3, por favor desculpem-nos. Quando o jogador está dentro do mundo do jogo, existem várias partes onde eles sentem que poderão ser capazes de ir por trás das cortinas, arrombar uma janela e ver mais além”.
Essa ideologia de Miyazaki e sua equipe se estende para Dark Souls 2, Bloodborne e com certeza até o próximo e último Dark Souls. Dark Souls 3 tem tudo para ser um avassalador sucesso, pela experiência que a equipe de desenvolvimento adquiriu, pelas influencias claras de Bloodborne – que também, obviamente, também tem inúmeras influências de Dark Souls. Com isso, nós só temos a ganhar com mais um título de alta qualidade, mas o que me deixa bastante curioso é saber pra onde Miyazaki e sua turma vão concentrar seus esforços depois do próximo Souls. Será Bloodborne 2 ou será algo totalmente novo?
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