POR LEONARDO ROCHA
Desde quando as adaptações de histórias em quadrinhos começaram a tomar o cinema, tornou-se um padrão da indústria que elas também fossem convertidas em jogos de video game. No entanto, muitos acabaram surpresos pelo fato de que o longa dos Vingadores acabou não ganhando uma versão de grande porte para consoles ou PC. Agora, o Unseen64 explica exatamente o que aconteceu. Embora jamais tenham sido feitos para que uma adaptação direta do filme da Marvel fosse feita para os jogos, o fato é que a extinta THQ havia adquirido os direitos para criar um jogo com o grupo de heróis e planejava lançá-lo no mesmo ano do longa, em 2012. Ainda assim, uma série de erros por parte da desenvolvedora e azares com relação à economia acabaram fazendo com que a produção do game dos Vingadores acabasse se tornando insustentável. Originalmente pensado como um título de ação em terceira pessoa, a THQ acabou mudando de ideia durante os estágios iniciais da produção e acabou passando para um jogo em primeira pessoa com foco em cooperação para PS3, Xbox 360, PC e Wii U. Os jogadores entrariam na pele de Hulk, Capitão América, Homem de Ferro e Thor e se uniriam a amigos – tanto fisicamente com tela dividida quanto online – para superar os desafios e derrotar seus inimigos.
Trama grandiosa
Com relação à história, um dos artistas envolvidos, Jeremy Love, afirmou que ela não teria qualquer relação com a do filme que sairia no mesmo ano, concentrando-se mais em um enredo vagamente baseado na saga da Invasão Secreta. Tanto é que o roteirista responsável pela trama das HQs, Brian Michael Bendis, também foi contratado para trabalhar no game. Segundo um dos membros da equipe, a trama envolveria uma invasão da raça alienígena dos Skrulls, metamorfos capazes de copiar os poderes dos super-heróis terráqueos e se passarem por eles. Embora Bendis não tenha respondido ao contato do Unseen64, outro roteirista falou um pouco sobre o trabalho com o título dos Vingadores: “A história estava razoavelmente acabada. Basicamente, seria uma invasão Skrull. Uma grande nave-mãe flutuando sobre a cidade [de nova York], controlada por ‘sacerdotes’ localizados no nível mais elevado. [A rainha alienígena] Veranke, junto a vários outros generais e tudo mais, lideraria as forças invasoras. Um dos objetivos dos inimigos era escravizar todos os super-heróis e imitar seus poderes por meio da metamorfose”, afirmou o membro da equipe do jogo. Diferentemente da trama da Invasão Secreta, em que os Skrulls tomaram o lugar de líderes mundiais para dominar o mundo sorrateiramente, no jogo dos Vingadores eles tomariam uma abordagem mais violenta e direta. Além do ataque alienígena central, no entanto, o título também contaria com uma subtrama envolvendo o vilão Ultron e o android Visão, mas esse trecho jamais foi implementado nas builds do game.
Começo do fim
Durante os primeiros meses de 2011, o desenvolvimento do jogo estava progredindo sem imprevistos na THQ Studio Australia, com o mapa dos ambientes das missões praticamente todo feito e os quatro personagens principais quase concluídos. Nesse ponto, a equipe começava a trabalhar em outros dois heróis, a Viúva Negra e o gavião Arqueiro, que poderiam ser desbloqueados durante o progresso da história, e tinha planos de implementar também a Ms. Marvel e o Máquina de Combate. As coisas passaram a não ir tão bem no meio do ano, quando uma série de “enganos massivos” foram cometidos pela THQ, como disse o então presidente Jason Rubin. Um dos maiores enganos da companhia foi o fracasso do jogo de desenho com um tablet, o U-Draw, que acabou rendendo US$ 100 milhões menos do que o esperado e forçou a empresa a cortar despesas para se manter em funcionamento. Na mesma época, o aumento considerável no valor do dólar australiano fez com que os estúdios da THQ no país se tornassem mais caros de manter, levando a companhia a decidir pelo encerramento de suas atividades. Com cerca de 200 pessoas sendo demitidas pela firma na Austrália, o projeto dos Vingadores teria que ser cancelado e não seria repassado para outros estúdios. Confiantes da qualidade do jogo que estavam desenvolvendo, os membros da equipe que estava trabalhando no título resolveram salvá-lo fazendo uma oferta para que a própria Marvel financiasse sua conclusão. O desenvolvimento continuou até o dia em que a proposta foi feita e definitivamente negada pela gigante dos quadrinhos, encerrando de uma vez por todas o projeto.